A qualidade das nossas vidas depende da qualidade das nossas relações

Do que você precisa cuidar para estar bem?

            Sabemos que se não nos cuidarmos, comermos apenas fast food, comidas com poucos nutrientes e não nos exercitarmos, nosso corpo começará a apresentar diversos problemas de curto e longo prazo. 

            Para cuidar da nossa saúde mental, a coisa é um pouco mais complexa. Além de cuidar do corpo e toda a química que acontece no nosso organismo, há diversos fatores em nossas vidas determinantes para o nosso bem-estar.

            Acompanhando pessoas em suas vidas, tem um fator que sempre me chama atenção, mas nem sempre as pessoas se dão conta da dimensão e importância de cuidar disso: que envolve a qualidade das nossas relações.

            Você já parou para pensar que nós, seres humanos, somos mamíferos, com o mesmo cérebro reptiliano de milhares de anos, que mantêm os mesmos mecanismos de sobrevivência?

E sabe qual é uma das nossas necessidades mais básicas? A conexão afetiva-emocional.

            Ao nascermos,  somos seres muito pequenos e vulneráveis por muitos anos de nossas vidas e se nós não tivermos alguém para cuidar da gente, corremos risco de vida real. 

            E por muitos séculos, quando vivíamos na selva em um período pré-civilizatório, só foi possível sobrevivermos como espécie ao criarmos comunidade. Ao longo da nossa evolução, o que o nosso cérebro de mamífero compreendeu é que ficar sozinho, sem ninguém vigiando nossas costas e cuidando de nós, é muito perigoso.

            Pois para além de tudo isso, mesmo que a gente não viva mais na selva, a nossa condição como seres humanos envolve a angústia. Existir é uma coisa que angustia. Nós vivemos angústias desde o momento em que a gente nasce. E a qualidade das nossas relações será fundamental para nos fornecer o amparo necessário nesses momentos de angústias.  

            Diversas pesquisas constatam que quando temos uma conexão segura com as pessoas que escolhemos trazer para as nossas vidas, nós nos tornamos mais fortes e resistentes ao estresse, somos fisicamente mais saudáveis, temos menos chances de nos sentirmos ansiosos ou deprimidos, somos mais capazes de nos concentrar e estar no mundo de uma maneira mais segura e criativa. 

            Nós conseguimos ser um ser humano mais saudável, porque fomos projetados, como mamíferos, para prosperar em um ambiente de união segura. Quando não temos certeza desses vínculos,  nosso cérebro entra em pânico. Isso não tem a ver com quão forte ou maduro você é como pessoa. Tem a ver com o fato de você ser e ter um cérebro de mamífero.

            Por essas e outras é tão importante cuidarmos da qualidade das nossas relações, principalmente com as pessoas mais próximas a nós. Pois essa dinâmica afetará diretamente o nosso bem-estar e a nossa saúde mental.

            A proposta de uma terapia de casal envolve construirmos um mapa da intimidade que nos ajude a compreender em que momento as coisas dão certo ou não na dinâmica relacional, o que as pessoas precisam para criar laços seguros e amorosos, quais caminhos precisamos percorrer para a resolução de conflitos, quais negociações são necessárias e em que momentos, dentre tantas outras diversas demandas que podem surgir ao longo do processo. De maneira transversal, estaremos interessados em esculpir ativamente afeto, amor e conexão entre o casal, por serem os fatores que buscamos e precisamos em uma relação para cuidarmos do nosso bem-estar.

Bora iniciarmos uma jornada dedicada ao cultivo de relações mais ricas e significativas, elevar a qualidade dos nossos vínculos e construir conexões mais profundas e enriquecedoras?

TAGs :

Compartilhe:

💬 Precisa de ajuda?